Home Consciência VOCÊ RASTREIA SEUS PENSAMENTOS?

VOCÊ RASTREIA SEUS PENSAMENTOS?

5 min ler

A maioria dos seres humanos não tem a menor ideia que os seus pensamentos não são seus. Vivem automatizados, praticamente, o tempo inteiro. Na verdade, as pessoas não tem discernimento de que existem inúmeras correntes de poder atuando sobre ele, embutindo ideias que deveriam ser rastreadas.

Estas “correntes”nos deixam presos a uma matrix, pois, vivemos baseados nos valores destas correntes sociais, mas pagamos um preço alto por ingerir os valores dela, sem ao menos questionarmos.

Recebemos uma cachoeira de informações manipuladas e distorcidas, que nos pode levar ao fundo do poço se não for examinadas.

Para sair das correntes do poder precisamos exercitar a inteligência, aliás, a unica ferramenta que pode perfurar estas camadas para pelo menos tentarmos deslizar sobre eles. Isto não é fácil, pois, as pessoas não meditam sobre a origem das suas ideias.

Simplesmente, por não questionar as “verdades” ditas, absorvem do meio cultural e conforme tenham um sentimento de discordância e concordância tomam pra si ou jogam fora. Tanto que se perguntarmos a origem da suas ideias, em noventa e nove por cento dos casos as pessoas respondem justificando ou argumentando suas ideias em favor delas.

Mas, percebam que se você não sabe a origem das suas ideias, não sabe qual o poder que exerceram sobre você, por isto, que este RASTREAMENTO dos seus pensamentos é fundamental para a formação da sua consciência, no fundo, o ser humano deveria escrever a história das suas ideias.

O ser humano deveria conhecer a origem das suas ideias sociológicas e culturais e saber quais pensamentos estão presentes moldando seus pensamentos e assim escolher se vai querer ou não uma ideia para ficar com ela.

Mas na maioria das vezes as pessoas não escolhem, elas absorvem a esmo, é uma quase psicanalise intelectual, para tentar tirar de onde veio suas ideias. O ser humano médio pensa, piamente, que pensa com a própria cabeça. Isto é praticamente impossível! As correntes são tantas e o poder delas é tão imenso, que você está repetindo tudo que lhe disseram e ainda acredita que a ideia é tua.

Aliás, as pessoas tem a prepotência de dizer que pensa com a própria cabeça e relata que tem opinião própria, mas qual é a vantagem de ter opinião própria? Você tem que ter opinião verdadeira, não importa se ela é própria ou não, busque o verdadeiro, pouca importa se é próprio ou não.

Enfim, você apenas repete uma ideia que não foi RASTREADA POR VOCÊ se ela é verdadeira ou não.

(Olavo de Carvalho)

 

 

 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

A VERDADE E A MENTIRA

Follow me Segundo uma lenda do século XIX, a Verdade e a Mentira se encontram um dia. A Me…