Home Relacionamento Afetivo SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ NUM RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ NUM RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

14 min ler

Qualquer relacionamento pode mudar nossas vidas, nos levantar, literalmente, ir ao céu, nos trazer amadurecimento, vitórias, responsabilidades e principalmente praticar a nossa centelha divina com o outro, baseado na nossa essência.

Mas, a maioria das pessoas ainda não sabem enxergar os outros com o coração, vê com o próprio ego, e aí que começa o fundo do poço, com seu relacionamento tóxico. Você recebe muitas críticas da pessoa que você convive? Você é rotulado(a) como ciumento(a) e infantil? Você se desculpa, mesmo não tenha feito nada de errado?

Se a resposta for sim, ARREGALE SEU OLHO! VOCÊ ESTÁ NUMA ENRASCADA ENORME! 

 

Mas o que é uma relação tóxica?

Uma relação tóxica é quando a outra pessoa diminui sua auto estima, machuca sua criança interior, não te estimula para nada, só quer te colocar pra baixo, só tira sua energia, assim, afetando o mundo que você vê. Estes relacionamentos até começam bem, interessantes, mas, o passado da outra pessoa, as máscaras caindo com o tempo, vai mostrar quem é a pessoa que está ao teu lado.

Pode acontecer com qualquer pessoa

Qualquer um de nós pode ter relacionamentos assim, eu mesmo, descobri que uma ex namorada de 10 anos atrás (na época não sabia) me procurou neste ano de 2018 para se vingar de mim, mas o que ela não esperava que eu conheço muito a psicologia, e assim fui a apertando até ela não aguentar mais ficar perto de mim, portanto, todos somos vulneráveis a este tipo de relação.

Se você não aprender a ser mais consciente com tua vida, suas chances são grandes de obter este tipo de relacionamento. Então, a partir deste texto, fique consciente dos comportamentos dos narcisistas:

1- Ele(a) não apoia suas escolhas de vida ou metas

A pessoa diz que seus sonhos e metas não são reais, alucinação, impossíveis e que será muito difícil de atingir estes objetivos. Sempre a outra pessoa quer te ver mal, pra baixo, isso o alimenta, não quer teu sucesso e assim fazem de tudo para você não acreditar em você.  Enfim, alguém que tem o amor da centelha divina sempre vai te apoiar.

Em um relacionamento saudável, sua felicidade é muito importante para o outro. Não fique por perto de alguém que sempre tenta convencê-la(o) de que você não pode atingir seus sonhos.

2- A pessoa tem ciúmes de você com seus amigos

Você quase não vê seus amigos e quando você faz, você sempre traz seu parceiro. Se isso parecer familiar, pode ser um sinal de aviso. O ciúme é uma doença! Se o seu parceiro não confia em você, sua vida jamais terá êxito.

Muitas vezes precisamos dar espaço ao outro, “soltar o pássaro”, deixar voar para que o relacionamento fique saudável. Jamais devemos sufocar! dar liberdade ao outro.

3- Você fica ansiosa(o) e pisando em ovos ao lado desta pessoa

Cuidado se você fica com medo de que a outra pessoa exploda e que vocês tenha uma briga, você sinta vontade de ir embora. Pode ser uma índice que você tenha um relacionamento tóxico. Relacionamento não é angústia, a outra pessoa deve ser aquela(e) que você possa confiar e jamais tenha medo de dar seu ponto de vista.

4- Ele(a) te insulta

Isso é o que mais vejo nos meus atendimentos, a outra pessoa te xinga, insulta o tempo inteiro? Se tornou corriqueiro ofensas? Jamais deixe que isto aconteça! Imponha limites, começou o relacionamento e mostre a outra pessoa quais são seus limites, ao contrário disto, vai dançar. Então, fique atenta! caso você esteja muito sendo desrespeitado, infelizmente, você vive ao lado de um narcisista.

5- Tudo é culpa sua

Os abusadores emocionais são especialistas nisto, você é sempre a raiz de todo mal, a outra pessoa é uma coitadinha, só você é culpado(a) de tudo! Esta pessoa nunca admitirá que a culpa é do outro! nunca! Se alguma coisa der errado é sempre sua culpa. Você é culpado(a) por tudo que acontece com ele(a), o vitimismo toma conta do narcisista e isto é um sinal fortíssimo de relacionamento tóxico.

6- Ele(a) sempre está ameaçando terminar com você

Uma das características de relacionamento tóxico é o hábito da outra pessoa ficar querendo terminar o relacionamento com você, te deixa inseguro quase todo tempo, como por exemplo: Dar um gelo no whats app, como aconteceu comigo. Esses tipos de pessoas se alimentam da carência e inconscientemente procuram mulheres ou homens a quem podem controlar.

7- Ele(a) suspeita de você todo o tempo

Todo mundo merece algum nível de privacidade e em relacionamentos saudáveis, um deve confiar no outro. Mas se a outra pessoa quer ver seu whats app, saber o que você escreve, quer ver as suas contas, mensagens, isso mostra que há problemas.

Enfim, esta pessoa suspeita de tudo! mas como diz a psicologia: “Quem acusa, confessa!”, tudo que está pessoa anda te acusando, suspeitando, ela faz.

8- É sempre sobre ele(a)

Outra característica marcante de relacionamentos tóxicos, é que o outro só se preocupa com ele(a), com sentimentos dele(a), te suga, chora, fala da sua própria vida e você tem que ficar ali dando colo para aquela “criança perdida”, mas com relação aos seus sentimentos, sua vida, esquece! Ela não tá nem aí com você! e sempre quer ter a ultima palavra.

Em um relacionamento bom, claro, que seu parceiro(a) vai dar importância para o que você diz.

9- Ele(a) se ressente quando você dá sinais de independência

A pessoa tóxica, narcisista, odeia quando você quer ser dependente dele(a): Talvez, financeiramente, emocionalmente ou fisicamente. Ele(a) vai detestar quando você puder cuidar de si mesma(o) e tentará manter o controle sobre você de qualquer forma, criticando tudo que você quer fazer.

Talvez você queira abrir um negócio, fazer uma faculdade, estudar, enfim, qualquer coisa que queira fazer mas teu parceiro(a) procura fazer de tudo para que você não se sinta capaz de tal realização e em muitos casos, as pessoas acreditam e os sonhos do outro vai para o ralo.

Enfim, a pessoa tóxica, planta, constantemente, dúvidas, medos, para tirar a sua autonomia e que fique dependente dele(a).

Vale a pena viver o que você vive?

Vale não! Se o seu parceiro(a) não faz você se sentir bem consigo mesmo, você precisa acabar com isso. Eu, por exemplo, vivi com alguém tóxico por um mês! (ainda bem que foi apenas um), mas bastou pra me ensinar que se é pra ficar com alguém depressivo, cheio de ódio no coração, fria e mesmo aparentemente bonita por fora, melhor ficar comigo mesmo e até morrer sozinho.

É impossível alguém te fazer feliz te colocando pra baixo, falando coisas ruins! impossível…

Enfim, o respeito próprio, a sua alegria, felicidade, paz de espírito, deve estar na sua lista de prioridades, SEMPRE! se seu relacionamento tem como alicerce sua centelha divina, tem todas as chances do mundo de dar certo.

Então, seja consciente! acorde! você merece ser feliz! nasceu pra isto! merece se sentir segura(o), portanto, consciência e discernimento na hora de escolher um parceiro(a), e principalmente: Não caia na armadilha da beleza estética já que a beleza exterior alegra os olhos, mas a beleza interior faz teu coração bater mais rápido.

Walmei Junior
Professional e Life Coach e Practitinoer em PNL

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Relacionamento Afetivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

A VERDADE E A MENTIRA

Follow me Segundo uma lenda do século XIX, a Verdade e a Mentira se encontram um dia. A Me…