Home Metáforas QUEM É O GÊNIO DA LÂMPADA E O QUE ELE QUER NOS DIZER?

QUEM É O GÊNIO DA LÂMPADA E O QUE ELE QUER NOS DIZER?

6 min ler
Gênio da Lampada
pin - QUEM É O GÊNIO DA LÂMPADA E O QUE ELE QUER NOS DIZER?

QUEM É O GÊNIO DA LÂMPADA E O QUE ELE QUER NOS DIZER? O Gênio da Lâmpada, o Aladim ou Aladino (em árabeعلاء الدينtransl.: ʻAlāʼ ad-Dīn, literalmente “nobreza da fé”) é um personagem fictício do conto de origem árabe conhecido como Aladim e a Lâmpada Maravilhosa.

Este conto Aladim é um dos mais famosos da coletânea árabe As Mil e Uma Noites. Sabe-se, porém, que a história foi acrescentada à coletânea pelo orientalista francês Antoine Galland, responsável pela tradução que popularizou a obra no ocidente.

shutterstock 103061141 780x520 e1510418023683 - QUEM É O GÊNIO DA LÂMPADA E O QUE ELE QUER NOS DIZER?

Todas histórias, metáforas, tem um recado a nos dizer, então, o que este conto tem a nos ajudar e acrescentar na nossa vida? Qual é a sua mensagem?

Vamos a elas:

Uma pergunta intrigante é: Quem é o Gênio? Você tem alguma suspeita?

A resposta é que, se você não sabe, é a pura representação divina, ele é DEUS.

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO TERCEIRO PEDIDO?

Mas você reparou que o Aladim tem 3 pedidos, lembram? Ele faz dois pedidos, mas um surpreendeu até mesmo o Gênio da Lâmpada, vocês lembram qual foi o terceiro pedido? E o que ele quer nos ensinar?

Bom…o último pedido aconteceu com objetivo de LIBERTAR O PRÓPRIO GÊNIO da lâmpada! Que é o nosso Deus. Mas percebam que interessante:

Durante a história, o Aladim podia pedir qualquer coisa, mas pediu algo que não fosse os seus próprios desejos e mazelas.

O GÊNIO DE LÂMPADA É O NOSSO DEUS PRESO DENTRO DE NÓS

O Gênio da Lâmpada, tem o significado de Deus que está preso dentro de uma lampada, mostrando que ele não está no universo inteiro e muitos menos em todos os lugares e que, infelizmente, serve apenas para realizar os nossos pífios desejos. (nossas casas, carros, apartamentos e namorados) 

(Prof Lúcia Helena Galvão)

Moral da história: Quando vencemos nosso egoísmo, nossos desejos dentro de nós nos tornamos altruístas e libertamos “Deus”, o nosso divino interno!

Desta forma começo a vê-lo em todas as coisas e lugares do universo, mas isto só acontecerá, segundo Aladim, dependendo da capacidade de nós vencermos nosso EGO-ÍSMO, e assim deixar, enfim,  o nosso “Gênio” dar seu recado ao mundo.

Este conto mostra que na entrega, na libertação do nosso Gênio, o homem se eterniza, no egoísmo, ele fica preso e se torna passageiro.

Enfim, será que nós não temos um Gênio que está doidinho pra se libertar?

Pense…

Professora Lucia Helena Galvão

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Metáforas

2 Comentários

  1. Alessandra

    27 de agosto de 2018 a 05:25

    Oi, eu vi essa palestra da professora Lúcia mas não consigo lembrar o nome da palestra em que ela fala sobre o gênio, você por acaso saberia me dizer??? Parabéns pelo site.

    Responder

    • Walmei

      27 de agosto de 2018 a 12:36

      Obrigado. Que bom que vc esta lendo o site! Mas…Alessandra, infelizmente, não lembro, procura alguma palestra dela que fale sobre os contos de fadas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

COMO VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA?

Follow me VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA? Antes de responder esta per…