Home Reflexões AS 13 DICAS PARA LIDAR COM PSICOPATAS

AS 13 DICAS PARA LIDAR COM PSICOPATAS

7 min ler

Segundo a Médica e Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa a maioria esmagadora da população está ao sabor das ações predatórias dos psicopatas. Então, o que pode ser feito para que não sejamos presas tão fáceis? Assim, ela pensou em listar algumas dicas que você pode seguir para se proteger, vamos a elas:

1- SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ LIDANDO

Aceite que eles existem e que não possuem CONSCIÊNCIA GENUÍNA. Ou seja, eles são incapazes de experimentar o amor

2- AS APARÊNCIAS ENGANAM

Todo cuidado é pouco! Como disse Saint Exupéry em o pequeno príncipe: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Tenha em mente que a maioria dos psicopatas não tem “pinta” de assassino. Eles costumar ter um sorriso cativante, linguagem corporal interessante e uma boa lábia.

Não caia nesta cilada! Ao conhecer uma pessoa procure enxergar o que está por trás de tantos atrativos. Cuidado com o olhar intenso e frio do psicopata é mais um exercício de poder e de manipulação. do que interesse e empatia por outra pessoa.

3- NÃO ESQUEÇA DE CONSIDERAR A VOZ DE SUA INTUIÇÃO

Quando estiver num dilema entre seguir o que manda o seu coração e valorizar uma pessoa apenas por seu status, charme ou sedução, não vacile: siga sua intuição.

4- ABRA OS OLHOS COM PESSOAS MARAVILHOSAS OU EXCESSIVAMENTE BAJULADORAS.

Eles tendem a impressionar suas vítimas com elogios, cuidados especiais, gentilezas excessivas e histórias falsas sobre seu status social ou financeiro. Devemos ter uma “dose” extra de cautela quando alguma pessoa aparenta ser “tudo de bom”. Procure fazer tudo quanto é pergunta pra eles, geralmente, dão respostas vagas.

5- CERTAS SITUAÇÕES MERECEM ATENÇÃO REDOBRADA.

Determinados lugares encaixam-se como luvas para a ação plena dos psicopatas: Bares, clubes sociais, boates, resorts, cruzeiros, aeroportos. Nesses locais, eles fazem verdadeiros plantões. Suas vítimas preferenciais são os solitários que buscam companhia ou diversão.

6- AUTO CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL

Os psicopatas são experts em detectar e explorar nosso lado mais vulnerável. Eles identificam as “feridas” certas e não perdem a chance de tocá-las quando podem. Por isto, é importante entender a si mesmo para saber os seus pontos fracos.

7- NÃO ENTRE NO JOGO DAS INTRIGAS

A intriga é uma das ferramentas poderosas de um psicopata. No ambiente de trabalho pode levar a consequências devastadoras. Portanto, não entre no jogo das intrigas, fale diretamente com a pessoa que você está com problemas.

8- CUIDADO COM O JOGO DA PENA E DA CULPA

Você precisa entender que um psicopata se alimenta dos nossos sentimentos mais nobres, da nossa compaixão, para se tornarem cada vez mais fortes e poderosos. Sentir pena de um deles é como dar alimento preciso para ele continuar com suas atitudes inescrupulosas, também, não aceite que ele te culpe por nada.

9- NÃO TENTE MUDAR O QUE NÃO PODE SER MUDADO.

Não tente mudar o comportamento dele. Procure pessoas que querem ser ajudadas! Você não pode controlar ninguém.

10- NUNCA SEJA CÚMPLICE DE UM PSICOPATA

Não negocie com o mal! Cuidado com chavôes: “Você me deve uma!”, “Em nome dos velhos tempos”, “Amanhã eu limpo a sua barra”, “Uma mão lava a outra!” que são proferidos aos prantos ou sussurros cautelosos.

11- EVITE-OS A QUALQUER CUSTO

Mantenha-se longe dele. Os psicopatas vivem longe das regras sociais, não tem sentimentos.

12- BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL

Busque ajuda por que os danos causados por um psicopata na vida de alguém são devastadores e imensuráveis. Busquem ajuda médica!

13- DÊ VALOR À SUA CAPACIDADE DE SER CONSCIENTE

Aperfeiçoe sua consciência. O desenvolvimento da consciência provoca experiências transformadoras em nós. Mudamos nossa forma de ver, viver, sentir e nos relacionar com o mundo. Assim, aumentamos a nossa capacidade de amar.

Ana Beatriz Barbosa

Livro: Mentes perigosas

 

 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Reflexões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

SAIAM DA ZONA DE CONFORTO PORRA!

Follow me Na mitologia grega, SÍSIFO, foi condenado pelos deuses a rolar uma montanha acim…