Home Metáforas Lembram da Medusa da Mitologia Grega? Pois é! ela tem muito a nos ensinar…

Lembram da Medusa da Mitologia Grega? Pois é! ela tem muito a nos ensinar…

6 min ler

Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio,[8] a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, “a aspiração ciumenta de muitos pretendentes”, sacerdotisa do templo de Atena. Um dia ela teria cedido às investidas do “Senhor dos Mares”Poseidon, e deitado-se com ele no próprio templo da Deusa Atena; a deusa então, enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes, e deixou seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra. Na versão de Ovídio, Perseu descreve a punição dada por Atena à Medusa como “justa” e “merecida”.

Mas quem é Perseu?

É o Herói, que somos nós.

Quem é Atena?

Deusa da Sabedoria

Os cabelos de medusa era cheio de serpentes e os olhos dela petrificavam e Perseu tinha que derrotá-la.

Mas como vencê-la?

Perseu recebeu de Atena um escudo, uma espada e Atena guia sua mão, ou seja: pela sabedoria. Ele só vence medusa por que sua mão é guiada pela sabedoria.

E os cabelos da medusa, o que representa?

Os nossos pensamentos, é o nosso mental, os pensamentos petrificam os seres humanos, que o impedem de atingir o seu potencial. Será que temos algum pensamento que nos petrifica?

Quem são as cobras na cabeça dela?

As cobras são os fios de cabelo da medusa, então, será que todos nós não temos uma cobra dentro de nós? Alguns pensamentos não são nossos, ganhamos da sociedade, copiamos, e assim deixamos uma cobra dentro de nós tomar a verdade, enfim, coisas do mundo de medusa.

Veja um PENSAMENTO, exemplo, que se parece com o Cabelo de medusa:

Se eu NÃO me comprometer com nada, serei livre:

Você vai ser escravizado pelo coletivo, alienado, não vai ter nenhum porto seguro que te salve do coletivo. O homem só se liberta quando busca seus sonhos, se compromete, aquilo que o dá uma referência. Enfim, quem não se compromete com a vida, com a humanidade, consigo mesmo, é um joguete das circunstâncias, não vive, sobrevive. ISTO NÃO É UM PENSAMENTO DE MEDUSA? PETRIFICANTE?

Enfim, este é um pensamento negativo, de medusa, que petrifica.

A pergunta que quero te fazer é:

Você gostaria de ser o PERSEU ou você gostaria de viver a Medusa?

Se livrando desses pensamentos, você não aprenderia a ser um ser humano melhor? Não seria a maior prova de amor pela a humanidade? Ficar dentro de casa em frente a televisão você não está se petrificando? Pare pra pensar! questione!

Enfim, temos vários pensamentos negativos durante o dia, temos vários cabelos de medusa que nos petrificam que só tem um jeito de vencer:

COM A MÃO DA SABEDORIA.

Ou seja: Impondo principios, nobres e justos. E quando impomos você está sendo guiado pela mão da sabedoria, mão de Atena e só assim cortamos a cabeça da medusa e quando cortamos quem sai voando?

Pegasus! ou seja: Nós levantamos voôs, criamos asas, quando consegue paralisar medusa, cortar pensamentos petrificantes, guiados pela mão da sabedoria.

Portanto, todos os dias diga a si mesmo:

“Não! eu não vou ser guiado por estes pensamentos!”

(Prof Lucia Helena Galvão)

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Metáforas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

NAMORAR PESSOAS QUE NÃO QUEREM SE ENXERGAR É PROBLEMA!

Follow me Não namorem pessoas que não querem se enxergarem! São narcisistas! Mas por que d…