Home Ego NÃO NASCEMOS LIVRES!
Ego

NÃO NASCEMOS LIVRES!

3 min ler

Herdamos uma herança psicológica da nossa família e isto é tão real quanto a biológica. Quando criança estamos exposto aos temperamentos, valores, hábitos comportamentos de pai, mãe e irmãos. Provavelmente, seus pais não resolveram seus problemas internos e tudo se alojou no inconsciente deles sob forma de disfunção comportamental.

O lar que vivemos é onde ganhamos identidade e desenvolvemos caráter sob todas as disfunções mentais que estão dentro da família.

Então, neste contexto familiar, a criança com importantes fontes de amor e aprovação desenvolve o ego para se adaptar a sociedade. O processo de crescimento do ego continua por toda metade da vida sendo modificado a partir das experiências externas a medida que saímos ao mundo.

Devido aos fatores familiares e externos reprimimos tudo aquilo que não encaixa na visão de nós mesmos e assim cria-se as sombras. E tudo que foi reprimido, qualidades negligenciados foram acumuladas na nossa psique inconsciente e assim podemos chamar de sombra.

O problema que esta repressão não vai embora! ela não desaparece! continua vivendo dentro de nós!

Ao longo da nossa vida, a criança CAPTA a mensagem do adulto em todos os momentos, então, ela deixa de se identificar com esses impulsos para satisfazer a expectativa do adulto e assim encobre o que está acontecendo além da percepção do ego a ser aceitado e amado pelas pessoas que são importantes na nossa vida.

A medida que o ego da criança vai ganhando percepção, forma além dele, uma máscara que exibimos ao mundo, a imagem daquilo que pensamos ser e que os outros pensam que somos.

Enfim, ser pai e mãe é uma responsabilidade enorme e até perigosa. A formação da sombra é inevitável e universal. Ela faz de nós aquilo que somos, ela nos leva ao trabalho com a sombra que faz de nós aquilo que podemos ser.

Livro: AO ENCONTRO DA SOMBRA

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Ego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

COMO PARAR DE SOFRER NO NAMORO E CASAMENTO?

Follow me Pra parar de sofrer num namoro ou casamento, precisamos entender que existem doi…