Home Diversos E SE VOCÊ SAIR DO MUNDO ILUSÓRIO?

E SE VOCÊ SAIR DO MUNDO ILUSÓRIO?

15 min ler
E SE VOCÊ SAIR DO MUNDO ILUSÓRIO?

E SE VOCÊ SAIR DO MUNDO ILUSÓRIO? Caso queira este texto é pra você.

Pra você entender o que é o mundo ilusório lhe trarei o filme Matrix como base da minha dissertação, onde os diretores do filme usaram o mito do herói, que é aquele ser que conseguiu passar por todas as barreiras, vencer o dragão, libertar a princesa e chegar a um certo nível de consciência.

Bom…para começarmos a sair deste mundo, precisamos entender os SÍMBOLOS do passado e trazermos para o mundo atual, inclusive, veja que interessante: O coração não tem nada a ver com o amor e sim paixão, mas usamos este símbolo pra explicar o amor, mas quem representa o VERDADEIRO AMOR é AFRODITE e não este coraçãozinho que usam para o dia dos namorados, portanto, vou usar símbolos pra abrir sua mente.

Então, para você aprender sair deste mundo Maya, eu vou usar o SÍMBOLO do MITO DA CAVERNA DE PLATÃO, que aliás, citei em outro texto. Vamos entendê-lo?

passarpelasbarreiras-mundo ilusorio

O que esta figura quer nos dizer? Platão quer nos ensinar através desta figura, que está em seu livro A REPÚBLICA, CAPÍTULO 7,  onde mostra um homem saindo do mundo ilusório (presos acorrentados, sentados, olhando pra sombra na parede) e entrando no mundo real, (a pessoa de roupa vermelha, olhando a luz do sol). Aliás, para Platão, a matéria era ilusão.

Então, percebam que na figura mostra homens sentados, acorrentados, olhando para a sombra na parede. Do outro lado do muro tem pessoas carregando objetos, formas, se tornando sombras projetados na parede com a ajuda da fogueira. Estes homens sentados acreditam que aquelas sombras são reais e o que elas falam é verdadeiro.

Mas um dos prisioneiros se sente angustiado, paralisado, infeliz e começa a se mexer, pois, percebe que a vida não é só aquilo, então se inicia um esgotamento das aparências como sentido de vida, esgotamento da mera sobrevivência, a filosofia começa a nascer dentro de ti, já que o homem tem necessidade de sabedoria, valores e a conhecer a si mesmo.

Então, veja o impacto que dá neste homem quando percebe que o que ele vive é irreal e sai para o sol, sai da caverna como ilustra a imagem, onde o boneco de short vermelho está se sentido livre, realizado e que começa a ver as coisas pela luz do sol, mas libertado, volta! por compaixão procura libertar os outros humanos, mera coincidência da vida real? (rs)

Pensam um pouco gente! acorda! Quem frequenta as baladas não estão presos na caverna? Quem tem os valores da sociedade como premissa fundamental em sua vida não estão presos na caverna? Quem aceita uma empresa carimbar sua carteira de trabalho e dizer o salário que você “deve” ganhar não está preso na caverna?

E os ‘Selfs’ que colocamos no Facebook tentando mostrar que somos felizes e vencedores mas no fundo não é bem assim? E quem busca a barriga trincadinha para ser amado por todos não está na caverna? E quando você vê jornais cheio de violências não está preso na caverna? E quando você perde tempo vendo uma novela ao invés de ler um livro? E quando você fica loucamente buscando alguém para se casar não esta na caverna? Pensem…(rs)

Como diz um palestrante conhecido:

“O SER HUMANO SÓ PENSA EM CASA, CARRO, APARTAMENTO E NAMORADO”.

Enfim, o filme Matrix, se baseou neste mito da caverna e de forma genial adaptaram Platão para o mundo atual, para o filme. E é este o recado que quero lhe dizer: VOCÊ APENAS OLHA PARA SUA SOMBRA!

Espero que tenha entendido e vamos pra frente.

Bom…pra te ajudar a sair ainda mais da sua prisão, vamos lá! Quero te perguntar outra coisa:

“O QUE É MAIS REAL? O MATERIAL OU ESPIRITUAL”?

A sociedade vai ser implacável e dizer:

“O QUE EXISTE É MATERIAL! SÓ ACREDITO NO QUE VEJO!”

Por que a sociedade acha que é material? Por que avaliam tudo no mundo através dos nossos 5 sentidos que dá realidade as coisas, já o espiritual não é palpável, não podemos tocar, ver, então é apenas uma teoria, suposição ou utopia. Mas se você pega uma sociedade antiga como a India, Egito, mundo Grego e pergunta a um homem o que é real, sabe o que ele vai dizer?

“O MUNDO ESPIRITUAL É REAL, O MATERIAL É ILUSÓRIO!”

Por que ele afirma isto? Por que o material passa, se desfaz, é impermanente, se dissolve, por exemplo: Não é impressionante que um dia estamos conversando com alguém e no outro aquela pessoa está no caixão, sem vida, inteligência, amor e  sem imaginação?

Então, como a matéria, como algo real, que a sociedade tanto acredita, pode deixar de ser? Como as coisas desaparecem? Se desaparecem nunca existiram. Mas para o mundo antigo o critério é outro, o real é a eternidade.

Se acreditamos num mundo material, projetamos um mundo ilusório, de aparências, de sombras, mas se tiro a matéria, o objeto, tudo desaparece, ela não tem realidade, por que não é real, então, enquanto, o homem viver de sombras, superficialidades, não encontra sua felicidade e muito menos a sua verdadeira identidade.

Sabe o que quero dizer com tudo isto?

Que a maioria das pessoas vive baseado nas projeções das suas sombras, e sofre! por que se tornou uma pessoa superficial, mas…se você buscar o que é real, e o que permanece dentro de ti e a cada coisa se realiza como ser humano, você vai atingir um grau muito grande de consciência.

E só atingimos este grau de consciência quando, no fundo de todos nós, tem algo que olha o mundo de forma diferente, que venha da essência, pois, temos uma identidade impermanente que vê o filme da vida e das ilusões passando em nossa volta. Sabe quando você está com um namorado mas no interior sente um vazio? É a sua voz interior pedindo socorro.

Mas pra que foi feito esta ilusão?

Para a gente ver além da matéria, além do que acreditamos o que é ser real”.

Enfim, para a humanidade sair da tristeza, precisará entender suas sombras, morrer para um certo nível de consciência e terá que abrir mão de muita coisa como eu mesmo abri e ver a vida de outra forma, outro corpo. Para isto acontecer precisamos de 3 fatores:

Amor, inteligência e vontade,  A NOSSA TRINDADE. Não é a toa que no filme Matrix tem a Trinity que junto com Morfeu arranca NEO da matrix, formando a trindade, trazendo NEO ao renascimento. Inclusive, a palavra renascimento nos lembra alguma coisa, lembram?

“Em verdade vos digo que ninguém alcançarás o reino do céu se não nascer de novo” (Jesus Cristo Nicodemos)

“Abandona tua vida se queres viver”. Tradição tibetana – a voz do silêncio

“É morrendo que se nasce para a vida eterna”. (São Francisco de Assis)

Enfim, o filme Matrix é baseado nesta explicação, então pensem:
Se fizeram um filme como Matrix, se existe a teoria da caverna com um filósofo tão respeitado como Platão, por que diabos você ainda investe na mentira? na ilusão? Tem medo de não seguir a massa? Ser rejeitado?

Eu sei a resposta!

Por que a ilusão é doce e prazerosa e o sentido da vida para a maioria de nós é o prazer e não a verdade, não interessa a verdade pois a mediocridade é segura. Mas como quero te ajudar, faço a mesma pergunta do titulo do texto:

E SE VOCÊ SAIR DO MUNDO ILUSÓRIO? ARRISQUE! DIGA UM: CHEGA!

Enfim, será que você quer sair deste mundo do mesmo tamanho que entrou? Então, é melhor começar a pensar rapidinho, e se arriscar a sair das suas sombras, projeções, pois, o tempo é implacável.

Pensem nisto…

(Walmei Junior)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

COMO NÃO TER MÁGOAS?

Follow me [MÁGOA] Como sair dela? Simples. Primeiro, você precisa colocar na tua cabeça qu…