Home Metáforas DUMBO E A IMPORTÂNCIA DE ACREDITAR EM SI MESMO

DUMBO E A IMPORTÂNCIA DE ACREDITAR EM SI MESMO

4 min ler
Dumbo - passarpelasbarreiras - acreditar em si

Dumbo, este fabuloso personagem de Wall Disney, estreou em 1941 e foi o quarto longa metragem do mundo Disney, foi baseado em “Dumbo” da escritora Helen Aberson e do ilustrador Harold Pearl.

Dumbo trás alguns elementos para nossas vidas, então vamos a elas?

Dumbo vivia num mundo cruel onde todos exploravam tua inocência, já o seu nome era associado a palavra estúpido ou bobo em inglês. Ele era um elefante muito puro e ingênuo, na qual esta inocência foi explorada e mal tratada, até que um momento Dumbo perdeu totalmente a fé em si mesmo.

Mas em um certo momento, ele conhece o Rato Timóteo, que começa a direcioná-lo. Este rato faz uma proposta, usando um artifício, para fazer Dumbo acreditar nos seus poderes latentes. Desta forma, começou a corroborar que era capaz de voar. Tanto que este rato deu uma pluma (artifício) para ele e disse:

“Se você colocar esta PLUMA na trompa será capaz de voar”

E então, Dumbo começa a acreditar e começou a voar, até que ele percebe que acreditava na pluma e não nele e então se assusta e cai. Ou seja: Isso mostra que todo homem tem um poder oculto dentro de si e que é sua missão descobri-lo para voar e buscar renascer a crença em si mesmo.

Enfim, a pureza e inocência de Dumbo trouxe consequências, pois, foi explorado, desvalorizado, debochado, maltratado e manipulado por todos, mas que um dia, por um determinado momento, deu a volta por cima, aprendendo a voa e acreditar nos teus potenciais para virar um GRANDE ARTISTA DE CIRCO. 

Moral da história: Quantos de nós vivemos igual Dumbo? E quantos de nós vamos terminar nossa história como ele?

Então, que tal NÃO acreditarmos no que as pessoas disseram sobre nós e fazermos como o elefante, que com a ajuda do rato Timóteo, seu amigo, (qual amigo te ajudaria a te levantar na vida real?)  começou a acreditar nele mesmo até virar um grande ARTISTA DE CIRCO.

Por fim, Dumbo nos mostra que é possível mudar nossas vidas. Esta é a verdadeira mensagem deste 4º longa metragem de Wall Disney.

(Prof Lucia Helena Galvão)

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Metáforas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

O AMBIENTE PODE SER RESPONSÁVEL POR DOENÇAS MENTAIS?

Follow me É difícil sair do cinema sentindo-se exatamente da mesma forma que entrou após a…