Home Relacionamento Afetivo DESCUBRA SE SEU MARIDO OU ESPOSA SÃO NARCISISTAS DISSIMULADO

DESCUBRA SE SEU MARIDO OU ESPOSA SÃO NARCISISTAS DISSIMULADO

13 min ler

O narcisista oculto ou dissimulado é horrível e difícil de identificar pois normalmente é alguém que se mostra bondoso e amigável no começo da relação, tipo aquela pessoa bacana. E a vítima, por ser uma pessoa de boa índole, não imagina que alguém em quem ela confia possa fazer mal a ela.

E esse mal pode durar anos. Na verdade o narcisista dissimulado é muito invejoso e frustrado.

Faz todo o mal pra vítima para sugar a energia dela, já que não há nada de bom dentro dele. Vejo que as principais coisas que o narcisista oculto ou dissimulado faz, após a fase inicial do bombardeamento amoroso, são:

1- FASE DA DESVALORIZAÇÃO – GASLIGHTING: Manipulação mental sutil para destruir/desvalorizar a vítima.

2- TRATAMENTO SILENCIOSO: Leva a vítima a se sentir culpada e com medo de abandono/término da relação.

3- ISOLAMENTO: Dificulta a vítima procurar entender os problemas e a deixa vulnerável nas mãos do narcisista.

4- ISCAGEM: Faz a vítima se descontrolar em alguma situação para que não veja alguma mentira maior que o narcisista esteja fazendo.  TRIANGULAÇÃO: valoriza outras pessoas/coisas com o objetivo de diminuir a vítima.

5- MENTIRAS: Nunca assumem suas mentiras e deixa a vítima confusa pois o narcisista tem boa lábia.

6- CULPABILIZACAO: Culpa a vítima pelos problemas da relação criando defeitos na vítima.

7- AGRESSIVIDADE PASSIVA: Faz críticas destrutivas muito bem colocadas e dissimuladas em momentos normais da relação.

8-PROJEÇÃO: Projeta na vítima seus próprios erros e defeitos.

FASE DO DESCARTE – Descarte cruel num momento de vida muito complicado ou de muita alegria. Até ocorrer o descarte, o narcisista faz as coisas acima citadas misturando alguns momentos bons de bombardeamento amoroso e milhares de promessas vazias propositais.

Com isso consegue manter a vítima por muito tempo, anos até, pois a vítima lembra da fase inicial da relação e faz tudo para voltar ao início, anulando-se e assumindo a culpa, mesmo não fazendo nada de errado. O narcisista age de forma muito sutil, por isso é difícil de identificar o mal que causa.

Ele usa as armas dele de uma maneira que você não consegue desconfiar que é para o mal pois é de uma maneira branda e disfarçada. E o descarte ocorre do nada, sem a menor chance de se entender o motivo. O Gaslighting envolve muita mentira e dominação mental sutil sobre a vítima.

É uma das armas mais usadas pelo manipulador narcisista. Com o tempo a vítima aceita as mentiras sobre ela e pensa que tá ficando meio alterada ou que está errada em tudo e que o narcisista é a única pessoa que pode ama-la, entende-la e ajudá-la.

Tudo isso dá muito poder ao narcisista, ainda mais que a vítima também está vulnerável com o isolamento feito pelo narcisista. Realmente, o gaslighting e todas as outras armas usadas pelo narcisista faz com que a vítima acredite que tá ficando louca ou que está acontecendo algo muito errado mas não sabe explicar o quê.

Ela não é mais a mesma. Gera muita, mas muita ansiedade, além de tristeza, depressão, mal humor e culpa, pois a vítima acha que é a culpada de tudo, culpa que continua mesmo após o término da relação. Só o conhecimento sobre o assunto e o contato zero com narcisista podem ajudar as vítimas a se recuperarem.

Os danos são muito sérios podendo deixar as vítimas em estado deplorável de ansiedade e depressão. E a família ou amigos dificilmente vão entender ou conseguir ajudar a vítima. Narcisistas são pessoas vazias, fracas e, principalmente, invejosas, sendo que o único momento de prazer deles é quando roubam a energia/alegria de suas vítimas, conhecido como ganho narcísico.

Algumas dicas para identificar um narcisista dissimulado, além de verificar as armas listadas acima que eles usam:

1- Não pedem desculpas ou fazem de maneira sem sinceridade.

2- Nunca estão errados (tem desculpa pra tudo).

3- Tem muitos problemas financeiros mesmo quando tem bons empregos. Normalmente manipulam as vítimas para obter alguma vantagem financeira.

4- Mentem muito e jogam alguma verdade no meio pra disfarçar, são instáveis. Mudam de planos sobre alguma tarefa ou decisão  diversas e diversas vezes.

5- Põem a culpa de qualquer problema nos outros.

6- São dramáticos.

7- Acham que são perseguidos ou invejados ou muito cobrados.

8- São mal agradecidos.

9- São inseguros, vazios e incapazes de ter empatia. Chegam a ser cruéis nos piores momentos.

10- São muito sedutores na fase inicial. Mas tudo o que eles se interessam pra descobrir sobre a vítima serão usados na fase de desvalorização, aos olhos de pessoas, que não os conhecem muito, são bem vistos.

11- Tem uma falsa humildade.

Não há cura ou melhora para o narcisista. Eles só sabem mentir, enganar e roubar, destruindo suas vítimas no final.

Para se livrar de tão grande e má influência é necessário o contato zero com o narcisista. Aproveite, após a fase do descarte cruel, e isole totalmente o narcisista de sua vida, redes sociais e amigos comuns. São 3 fases para a recuperação:

1. IDENTIFICAR-SE como vítima. Quando a vítima descobre que foi manipulada durante toda a relação. Ela fica perplexa mas é o começo da libertação. Ainda sente muita ansiedade, culpa, tristeza e saudade, e ainda se sente um lixo devido ao descarte cruel. Ainda tenta perdoar o narcisista procurando desculpas para justificar tudo o que ele fez. Mas atenção: a vítima deve entender que sofreu um abuso e buscar ler e ver vídeos sobre narcisista para entender o que ocorreu e partir pra próxima fase.

2. RESISTÊNCIA: a medida que obtém conhecimento sobre o assunto, a vítima consegue compreender tudo o que aconteceu com ela. A vítima já se encontra muito melhor mas ainda pode ter recaídas para fase 1 (se culpar e justificar o lado do narcisista).

Não se culpe se isso ocorrer, é normal. A vítima deve se valorizar e redescobrir a pessoa boa que é, não permitindo que todo o abuso sofrido volte a dominar sua mente. Cuidar de si mesmo, fazer exercícios e meditação. Lembre da dor que passou na relação e saiba que o lixo é o narcisista que fez tudo de ruim para a vítima.

Aos poucos a vítima vai esquecendo o abuso. A culpa, ansiedade e tristeza diminuem. Procurar ajuda de bons profissionais e amigos verdadeiros ajuda. Ver vídeos sobre manipulação narcisista também auxilia a entender e continuar firme na resistência .

3. SUPERAÇÃO. É o momento no qual a vítima entende e decide deixar o abuso/abusador no passado. Sabe que não teve culpa de nada. Está pronta para seguir com a vida.

Por fim, por favor! divulgue este texto e continue divulgando o assunto que é ignorado pela maioria das pessoas. E sobre o tipo dissimulado de narcisista tem pouca gente falando.

EDUARDO GOMES (VITIMA DE NARCISISTAS)

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Relacionamento Afetivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

QUAL A DIFERENÇA DAS METAS DE PESSOAS CONSCIENTES E INCONSCIENTES?

Follow me As metas das pessoas inconscientes são: 1- Ficar com a barriga trincada 2- Aumen…