Home Consciência Crença no “Benefício Negativo”

Crença no “Benefício Negativo”

3 min ler

O que é um Benefício Negativo?

Perceba se você alimenta a crença em algum tipo de “benefício negativo”. Mas como benefício pode ser negativo? Pois é, trata-se de um aparente paradoxo, mas muito mais comum e usual do que você imagina. Tem a ver com aquele nefasto dito popular, que reza: “Falem mal, mas falem de mim”. Benefício negativo consiste em alimentar defeitos para obter aparentes vantagens. Um ganho falso, pois as vantagens obtidas são duvidosas e os defeitos saem do processo mais fortalecidos.

Identifique seu “benefício negativo” e derrube suas fundamentações através de argumento sensatos e os neutralize! veja quais são:

Chamar a atenção; “Benefício” negativo social: “nossa, você já vai a casa de fulano?” Há meias até em cima da geladeira! como ele consegue viver desta forma? Assim, torna-se objeto da atenção de todos ao representar um esteriótipo.

Só stress motiva: “Benefício” negativo fisiológico: se tenho um ano para fazer algo, só começarei a me mexer uma semana antes da data limite. Só o desespero é capaz de quebrar minha inércia. É claro: a qualidade do que será feito será correspondente a uma semana de trabalho, e nada mais.

Medo da solidão: “Benefício negativo” psicológico: Se organizar toda a minha vida e sobrar tempo… O que farei com ele? Esconde-se de si próprio em meio ao caos.

Medo de perder a liberdade: “Benefício negativo” existencial: “Organização é repressão, cerceia minha liberdade, não aceito fazer.” Esquece-se de que o caos é uma verdadeira cela, que trava os movimentos de quem está dentro dele.

Prof Lucia Helena Galvão

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

O AMBIENTE PODE SER RESPONSÁVEL POR DOENÇAS MENTAIS?

Follow me É difícil sair do cinema sentindo-se exatamente da mesma forma que entrou após a…