Home Liderança COMO VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA?

COMO VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA?

4 min ler
COMO VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA?

VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA? Antes de responder esta pergunta devemos entender o que é resiliência.

A resiliência é a capacidade de enfrentar contratempos, fracassos, crises, dores (emocionais e físicas) com confiança e coragem, é capacidade de rebater com rapidez as provações e tragédias, ou seja:

Para desenvolver a resiliência precisa do SENTIMENTO DE CONTROLE

A afirmação está baseado na experiência cientifica do Dr Daniel Gilbert que fala sobre a morte. Que tem como alicerce dois estudos realizados para testar as relações entre sentimentos de controle e saúde.

EXPERIÊNCIA FEITA COM IDOSOS

No primeiro estudo, os idosos de um asilo receberam uma planta e foram divididos em dois grupos chamado de alto e baixo controle.

No grupo de alto controle a planta foi deixada sob o CUIDADO DOS IDOSOS, todavia, o grupo de menor controle ficou sob os cuidados dos FUNCIONÁRIOS DO ASILO.

Ao final do estudo, os resultados  obtidos foram impressionantes. Mais de 30% dos membros do grupo de baixo controle havia falecido em comparação a apenas 15% do grupo de alto controle.

COMO VOCÊ PODE DESENVOLVER A SUA RESILIÊNCIA?

Também, foi realizado um estudo de seguimento que obteve resultados similares. Em outro asilo, os idosos formaram duplas com alunos do ensino médio.

Um grupo de idosos (o de baixo controle) não podia controlar quando os jovens viriam visitá-los eram os estudantes que marcavam a data de visita.

O grupo de alto controle podia ditar as regras quando os estudantes viriam visitá-los, como resultado, após 2 meses de experiência, estavam mais felizes, saudáveis e ativos.

Além disto, tomando menos medicamentos do que os idosos do grupo de baixo controle.

Enfim, qual é o recado que esta experiência quer nos mostrar?

Que o SENTIMENTO DE CONTROLE sobre uma PLANTA pode prolongar sua vida, imagine o efeito que o sentimento de controle sobre coisas maiores pode ter em sua felicidade, confiança e resiliência.

Enfim, a base para você desenvolver sua resiliência é o sentimento de controle e para tê-lo deixe de ser vítima para nunca mais dar o controle de suas vidas as CONDIÇÕES EXTERNAS.

Walmei Junior
Consultor Motivacional
Empreendedor Digital

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Matrix: Aprenda a Sair Dela Segundo Olavo de Carvalho

Matrix: Aprenda a Sair Dela Segundo Olavo de Carvalho. Se você quer mudar o sistema, você …