Home Ego COMO VENCER O EGO?
Ego

COMO VENCER O EGO?

5 min ler
COMO VENCER O EGO?

É impossível. O ego não pode ser vencido, acabado ou sacrificado, simplesmente, porque o ego não existe. O ego é apenas uma ideia: não tem substância nele. Não é uma coisa – é apenas um puro nada.

Você o torna real, acreditando nele. Você pode abster-se dessa crença e a realidade do ego desaparece, se evapora.

 

O ego é uma espécie de ausência. Porque você não conhece a si mesmo, então o ego aparece. No momento em que você conhece a si mesmo, o ego não existe. O ego é como a escuridão; escuridão não tem existência própria positiva, porque é simplesmente a ausência de luz.

Você não pode lutar com a escuridão, ou pode? Você não pode jogar a escuridão para fora da sala, você não pode tirá-la, nem mesmo você não pode traze-la para dentro da sala. Você não pode fazer nada com a escuridão diretamente. Se você quiser fazer alguma coisa com a escuridão, você vai ter que fazer algo com a luz. Se você ascender a luz, não haverá trevas, se você apagar a luz, haverá trevas.

A escuridão é apenas a ausência de luz, assim como é o ego: a ausência de auto-conhecimento. Você não pode sacrificá-lo.

Foi dito para você de novo e de novo: “Vença o seu ego” – e essa afirmação é um absurdo, porque uma coisa que não existe não pode ser vencida ou sacrificada. E se você tentar vencer algo que não existe, por consequência, você estará criando um novo ego – o ego dos humildes, o ego do sem ego, o ego da pessoa que pensa que sacrificou seu ego. Será um novo tipo de escuridão novamente.

Não, eu não digo que deva sacrificar o ego. Pelo contrário, eu digo para tentar ver onde o ego está. Olhe bem para ele, tente localizá-lo, onde ele existe, se é que existe ou não.

Antes que se possa sacrificar qualquer coisa é preciso ter certeza sobre a sua existência.

Mas não seja contra ele desde o início. Se você é contra isso, você não pode olhar profundamente dentro dele. Não há necessidade de ser contra qualquer coisa. O ego é a sua experiência – talvez seja apenas aparente, mas ainda é a sua experiência.

Toda a sua vida se move em torno do fenômeno do ego. Pode ser um sonho, mas para você, é bastante verdadeiro.

Não há necessidade de ser contra ele. Mergulhe profundamente dentro dele, atinja ele. Atinji-lo significa trazer a consciência para sua casa, trazer luz para as trevas. Esteja atento, vigilante. Assista os caminhos do ego, como ele funciona, como ele gerencia tudo em sua vida.

Você ficará surpreso: quanto mais fundo você entrar, menos será encontrado. E quando você tiver penetrado no âmago do seu ser, você vai encontrar algo totalmente diferente, que não é o ego, que é ausência de ego. É o eu, o supremo eu. Você desapareceu como uma entidade separada, você não é mais uma ilha. Agora você faz parte do todo.

(Osho)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Ego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

EXISTE SINCRONICIDADE? CUREI MEU ESTÔMAGO COM ELA!

Follow me Respondendo a pergunta do texto, acredito que sim. Carl Jung desenvolveu a teori…