Home Reflexões COMO TER PODER SOBRE SUA VIDA?

COMO TER PODER SOBRE SUA VIDA?

7 min ler

A formação da consciência é a mesma coisa da formação da personalidade, no fim das contas a personalidade é uma criação da consciência. Nós, particularmente, partimos do pressuposto do ideal do eu e quem você quer ser quando crescer e a vida é um esforço para se realizar neste sentido.

Só que quando você aparece no mundo você tem uma série de elementos que você não escolheu e são dados pela circunstâncias externas e na sua formação e também a hereditariedade onde as figuras do antepassado quer que você repita os destinos deles. Destinos que pode favorecer ou desfavorecer seus objetivos na vida que não são elementos de livre escolha.

Mas de algum modo tudo isto que nos envolve externamente tem que ser de algum modo processadas e a primeira coisa que você vai ter que processar são os elementos que você processa da cultura por que ela te molda por certo aspecto, mas a partir de um certo ponto você a integra os elementos da cultura e trabalha do seu jeito.

Então, você recebe da cultura, ou é modelado por eles ou você os modela, então, quer dizer que a absorção da cultura na qual você está, a máxima de medida possível é evidentemente pela condição da liberdade humana. Se você não quer ser modelado e forjado pela cultura terá que inverter para seu próprio uso.

Se você olha a obra de grandes escritores e filósofos, eles integram o máximo possível a cultura contemporânea e se posicionam perante aquilo, processam, analisam e reciclam e com tudo isto criam uma figura de personalidade intelectual própria.

Como diz Ortega:

“Diga-me para o que tu dás atenção e eu direis quem tu és!”

Ou seja: O destino concreto do homem é a reabsorção das circunstâncias e transformá-las em você e não você se transformar nela. É evidente que o elemento mediador aí é a educação, alguém tem que te ajudar isto ou você mesmo tem que se educar.

Já os elementos familiares são os mais difíceis pois segundo os ingleses o Brasil é um país que ninguém sabe quem é seu avô. Então, estes elementos hereditários vem baseado em paixões, desejos e temores que você não quer ter, mas que você tem de algum modo, eles estão em você mas não é você.

Então, o que fazer com eles? Vai ter que trabalhar criativamente. Todo elemento da psicoterapia, por exemplo, é fazer as pessoas construírem seu próprio papel no cenário do mundo com os elementos do script recebido. Ele compara a psique humano como um palco giratório onde estão todas nossas impulsões.

Só que quando um impulso se torna muito predominante é como se o palco giratório travasse, ou seja, continuamos no comportamento repetitivo ou compulsivo, sempre hereditário. Então, estes elementos genéticos, familiares, culturais, tudo isto tem que ser integrado.

Eu me lembro que meu amigo Muller, gênio da psicologia clínica, escreveu um manual para os seus clientes dizendo: Lembre-se que seus problemas podem ter origem em fatores genéticos, familiares, sociais, culturais e cósmicos dos quais você não tem domínio nenhum.

Enfim, você medir o coeficiente de liberdade que você pode ter e se adaptar àquilo que você não pode mudar, este é um exercício da própria liberdade, aliás, ela consiste no conhecimento dos seus limites, o que dá pra fazer e o que não dá pra fazer. Estes é um dos segredos da vida!

E o segredo da vida para se ter liberdade é sair da lealdade, quase carnal familiar, para uma lealdade mais abstrata e sempre existe um ponto de tensão.

(OLAVO DE CARVALHO) – Escritor, conferencista, ensaísta, jornalista e filósofo brasileiro. É um dos principais representantes do conservadorismo brasileiro. 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
  • COMO DESTRUIR SEUS FANTASMAS INTERNOS?

    Follow me Sabe aquilo que você tem no passado e que ainda te preocupa no futuro? A analogi…
  • VIAJANDO NO TEMPO

    Follow me Usando a sua mente como uma máquina do tempo, aliás, você não viaja para o seu p…
  • EM BUSCA DE UM SENTIDO DE VIDA

    Follow me “Vitor Frankl é um exemplo a ser seguido: Ele foi um sobrevivente no campo…
Carregar mais em Reflexões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

GELÉIA ONTEM E GELÉIA AMANHÃ!

Follow me Quando Alice estava na festa do chá do chapeleiro maluco, ela notou que não havi…