Home Relacionamento Afetivo AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

15 min ler
RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO
pin - AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO são: Idealização, Desvalorização e Descarte: As três fases mais aterrorizantes para quem já passou nas mãos destes tipos de pessoas como narcisos, bordelines e até psicopatas.

FASE DA IDEALIZAÇÃO

Você já acordou um dia e se deparou que aquela pessoa era tudo que você sempre quis? O seu príncipe ou princesa estava ali diante dos seus pés, você nem acreditava. Esta pessoa só lhe dava carinho e adoração, o foco desta pessoa era você.

Esta pessoa fazia um monte de surpresas, elogios onde você se sentia lá no céu de tanto que você se sentia especial. Ela te dava ouvidos, tinha empatia onde você até acreditou que era alma gêmea por que ela te ouvia por horas e horas.

BRIGA DE CASAL - AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

Pois é! a sua casa caiu! Você não sabia que existia narcisos, antissociais, sociopatas, psicopatas, não é? Então…você cai na rede deles, pois tudo que citei acima eles são mestres do charme e manipulação. Eles têm a incrível capacidade de ser exatamente o reflexo daquilo que você deseja, quer e precisa. Mas não se enganem!

Você está entrando nas fases de um relacionamento afetivo tóxico.

É tudo irreal o que você vê. É tudo arquitetado, planejado, para que consiga pegar seus pontos fracos tomando o controle de seu tempo, atenção e de sua vida. Infelizmente, este sonho que você está vivendo, como diz a palavra: É apenas um sonho e a duração do quanto vai durar depende do manipulador.

A idealização é a primeira fase neste ciclo surreal constante que é a relação com psicopatas, narcisistas e sociopatas. É a “fase do pedestal”, isto é, esta pessoa te coloca numa posição de destaque que te faz se sentir bem provocando tanta endorfina em ti que lhe trás dependência. Enfim, é tanta atenção que você fica deslumbrado(a).

Vale uma ressalva: É muito comum eles falarem rapidamente de casamentos, filhos e tudo que ele, estudando você, saiba que você quer ouvir. Na fase da idealização estamos só no começo. Nessa fase parece que ele não se cansa de você, certo? Errado! Ele pode e ele vai se cansar, e logo! E é aqui que começa o seu pesadelo.

 A SEGUNDA FASE DE RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO É DESVALORIZAÇÃO

A desvalorização é a segunda fase do ciclo que compõe a relação com estes abusadores em especial, o narcisista ou psicopata. Aliás, não tenho ideia de qual fase seja pior: Está fase ou o descarte. Mas se prepare! depois de tanta endorfina, atenção e etc, você vai conhecer esta pessoa de verdade.

Cuidado com algumas táticas: Eles podem desaparecer sem dar nenhuma satisfação, desaparecem, não estão nem aí quando te destrói de forma rápida e brusca e depois reaparecem como se nunca tivesse nada acontecido ou ele faz isto de forma lenta, cruel destruindo sua auto estima aos poucos, ele vai esfarelando sua identidade.

humor 2405923 1280 - AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

Também, eles inventam coisas que você não fez, até você acreditar que fez, fazem alternância de cara feia, emburrada com um pouco de doçura para não perder o controle sobre você, enfim, seu psicológico vai indo pro ralo, pois o manipulador(a) faz você se sentir numa montanha russa, pois uma hora está bem, outra mal.

E o tempo passa! de modo que você passa a ter diante de si alguém que você “ama”, mas que estranhamente lhe entristece a maior parte do tempo. 

Estas pessoas só tem ódio no coração, raiva e muita irresponsabilidade por qualquer coisa que faça. Mergulhado em sentimentos ruins busca culpar qualquer um além de si mesmo por tudo que não dá certo ou que lhe desagrada, aliás, ele nunca fez nada! Sempre vítima! a culpa é sempre tua até quando esta pessoa te maltrata.

Mas pare tudo! Eu vou ajudá-lo(a)! é possível mudar! mas não tem! Desculpe! Não é possível, por que, simplesmente a pessoa com quem você está se envolvendo não acredita que tem algo errado com ela. O problema sempre está em você! E cuidado: Você se transformará nas projeções negativas dele(a).

A fase de desvalorização é o momento para te destruir, começa a criticar tudo que você faz, desde a maneira que você se veste até o jeito de rir, tudo é uma oportunidade para colocar sua auto estima no fundo do poço. E aos poucos vai se separando de você emocionalmente, fazendo com que você se questione: “O que eu fiz de errado?”

Enfim, de repente, o seu trabalho torna-se engolir abusos, humilhações, abandonos e choro. O que o narcisista está fazendo com você é a DESVALORIZAÇÃO propriamente dita. Ele faz isso porque é irremediavelmente machucado por dentro.

A TERCEIRA FASE DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO É O

DESCARTE

O DESCARTE é a última fase de um relacionamento afetivo tóxico, é uma experiência traumático(a). É a fase que você vai ver esta pessoa sem máscaras, numa versão mais de personagem de filme de terror que você nunca imaginou que existiria quando você o(a) conheceu.

 

 

heartsickness 428103 640 - AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

E quando ele te descarta? Quando ele tiver moído você por dentro e isto é feito através de mentiras, muitas traições, violência física, estupros, inversões, muitas humilhações, quando te colocar pra baixo e perceber que você não tem mais energia, sem vontade e alegria de viver, aí te descartam sem dó.

É uma fase que a vítima fica tentando descobrir o que fez de errado para que seu parceiro(a) ficasse tão furioso(a) e se voltasse tão forte contra ela(e). Por um outro lado a vítima esta cada vez mais cansada, deprimida, oprimida e afastada(o) do mundo e das amizades, enfim, você está na última FASE DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

E assim, num piscar de olhos, você está distante de tudo e de todos que possam ser uma ameaça para estes demônios em forma de seres humanos. Sua vida e interesses devem ser dedicados apenas ao abusador(a). Claro que conduz a vítima a isto! Através de manipulações, vitimizações, acusações e mentiras. E assim foi, sem você perceber.

Enfim, a sociedade mostra uma versão romântica da vida, mas não é. Talvez, você nem imaginava que existe fases de relacionamento afetivo tóxico, mas existe! Então, abra mão desta visão romântica da vida e fique atenta(o) para cada ser humano que aparecer na tua vida, procure menos aparência e sim essência.

Walmei Junior
Consultor Motivacional

ATENÇÃO: CASO QUEIRAM COMPRA ESTE LIVRO DIRETO DA AMAZON, SÓ CLICAR NA FIGURA ABAIXO

91CAAPaQ OL - AS FASES DO RELACIONAMENTO AFETIVO TÓXICO

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Relacionamento Afetivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

COMO CONSEGUIMOS VENCER A DEPRESSÃO E TRISTEZA?

Follow me COMO CONSEGUIMOS VENCER A DEPRESSÃO E TRISTEZA? Pra você que est&aa…