Home Diversos AS 9 LIÇÕES DE VIDA QUE DEVEMOS APRENDER

AS 9 LIÇÕES DE VIDA QUE DEVEMOS APRENDER

10 min ler

Devemos aprender as seguintes lições:

1- A lei do karma: Toda ação, tem uma reação. Aprender que o Karma não tem intenção punitiva, de se vingar, mas sim de aprendizado, pra corrigir,  com intuito de trazer a pessoa de volta para o seu caminho. Este caminho, a lei,  chamamos de Dharma, mas o Karma seria aquilo que nos desvia da estrada, portanto, ele não é punitivo e sim um ato de misericórdia, pois quer nos trazer de volta para casa. Então, quando não entendemos ou não sabemos que a vida tem lei, Darma e Karma, colocamos a conta no abstrato, que chamamos de acaso e investimos no vitimismo. Mas se encaramos a lei do karma como provas de vida para as nossas dificuldades, veremos que aquilo serviu para o nosso crescimento.

2- Achar-se em si mesmo: O ser humano tem milhões de vozes na cabeça e dentro destas vozes existe alguma que seja nossa. O motorista não fica a disposição do carro por que se não o carro leva-o para o buraco, portanto, o ser humano tem que controlar o carro. Então, você tem uma consciência que é o motorista, mas aqui na terra temos corpo energético, mental, emocional e físico e quando não temos um auto comando, dançamos. O Paraíso do corpo físico é a lei do menor esforço, ficamos na preguiça, na procrastinação e queremos ficar parado. O Paraíso do energético é aquele que dispende o mínimo de energia e quer tirar o máximo de energia dos outros para si, é um egoísta! as coisas tem preço e não valor. Já o Paraíso emocional ele vai fazer da tua vida um melodrama, então você vive colérico, entristecido, apaixonado, enfurecido e etc, é uma oscilação emocional tão grande que não permite a razão. E o Paraíso mental é o mais concreto, se deixar ele vai querer saber como as coisas funcionam, mas nenhuma transcendência a quem elas podem servir, pra quem são úteis. Então, podemos usar a inteligência pra escolher dentro de muitas vozes, QUEM É VOCÊ. Portanto, a sua inteligência é sua identidade, pois quem são estas vozes que só quer ler coisas ruins na internet, ficar na cama o dia todo e buscar apenas coisas fúteis no mundo? Assim, quando você conhece a ti mesmo, não é manipulado pois a sua base é o seu centro.

3- Teoria do Centro: Tudo no universo tem o seu centro, como os átomos, a roda, o núcleo, galáxia, portanto, em todos os níveis tem uma lógica do centro e em geral quando as coisas correm para o centro, encontra um sentido. Então, por um determinado momento você começa perceber o centro da vida, do universo, pois precisamos correr pra ele para nos sentirmos protegidos, tem que ter um núcleo, um eixo, para qual nos apeguemos.

4- Teoria da Responsabilidade: Somos praticantes da síndrome do vitimismo, temos que ser vitima todos os dias, se o outro tem culpa, você nunca vai mudar. Nada que acontece ao homem que não seja próprio do homem, então você necessita crescer para chegar o mais próximo do que chamamos do ideal do ser humano. As falhas que aparece em  nossa vida é para vê-las e trabalhá-las para chegar neste IDEAL HUMANO.

5-  Teoria do Impacto: Nascimento da consciência. A consciência nasce pelo contraste, se o mundo fosse apenas branco, não perceberíamos esta cor, só damos conta do branco, quando enxergamos o azul do céu, por exemplo. e repente a vida gera contrastes para vermos algo, talvez, esteja soando a “hora de crescer”, ta na hora de passar adiante, então, este contraste é fundamental na nossa vida para crescermos.

6- Compromisso: A unica corda que te resgata do meio da tempestade, é a unica coisa que evita que você seja arrastado pelas adversidade é o compromisso. Quando está intimamente ligado ao espírito de missão, você paga o preço, é um elo de ligação com o futuro, você não deixa cair (exemplo: preguiça) ou perder tempo com bobagem, pois sempre tem alguém precisando de você, pena que poucas pessoas estão compromissadas com você.

7- Vontade: Sua concretização. Onde ha vontade, há caminho. Mas ela é capaz de dar uma força de propulsão pra você que não existe caminho pra você que esteja obstruído. Mas como canalizar a vontade? Existe dois caminhos: No plano mental é identidade, no plano físico é perseverança e constância, sem pressa e sem pausa. Plano mental: Eu sou humano e vou honrar isto, no plano físico brigando com cada obstáculo que aparece nas nossas vidas, sem pressa, mas sem lentidão, o ritmo garante à vida. E assim você vence obstáculos! Essa semente existe dentro de nós.

8- Generosidade como medida da estatura humana: O critério de valor na nossa sociedade é de ter muito, mas os homens que marcaram a humanidade doaram muito,então, como chegamos a este equívoco? Khalil Gibran dizia que somos um poço de enriquecimento dos dons da vida, então, quanto mais você entrega, mais a vida vai pedir.

9- Unidade como transformação e direção: Tudo que estivermos fazendo temos que ter mais harmonia, ser mais íntegro e assim voltamos para a unidade. Se estou agindo pela unidade estou crescendo, se estou agindo longe da unidade estamos descemos e nos alienamos nas sombras.

(Prof Lúcia Helena Galvão)

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Diversos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

O AMBIENTE PODE SER RESPONSÁVEL POR DOENÇAS MENTAIS?

Follow me É difícil sair do cinema sentindo-se exatamente da mesma forma que entrou após a…