Home Empreendedores e Empreendedorismo AS 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM NEGÓCIO

AS 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM NEGÓCIO

11 min ler
empreender

empreenderO início de um negócio é cheio d dúvidas e incertezas, principalmente, quando você está empreendendo pela primeira vez. Por onde iniciar? Qual o melhor negócio? Será que vale a pena entrar no mundo do empreendedorismo?

Por isto, antes de começar é importante ver alguns aspectos. Vamos a eles:

1- VOCÊ TEM UM PERFIL EMPREENDEDOR?

Ser empresário e empreendedor são coisas diferentes. Qualquer um pode ser empresário, basta realizar os trâmites legais para registrar uma empresa em seu nome. Já a expressão empreendedor reúne o conjunto de comportamentos que potencializa a condição deste empresário atuar com eficiência rumo aos objetivos do negócio.

Antes de ter um negócio é preciso saber se você possui alguns desses comportamentos. Um empreendedor de sucesso precisa ter um perfil de liderança, saber lidar com os muitos riscos que envolvem uma atuação independente, ser persistente e conseguir obter informações e conhecimentos úteis em qualquer etapa de sus negócios. Ah! é preciso estar disposto a falhar!

2- O QUE TE MOTIVA?

Você sabe exatamente qual é o motivo que o leva a empreender a ideia do seu negócio? Esta ideia está alinhada à sua personalidade, preferências, gostos e estilo de vida? Será que, se concretizada, essa ideia lhe proporcionará á realmente o que lhe motiva e lhe traz paixão do ponto de vista profissional.

Não basta pensar no dinheiro um negócio é muito mais do que isso.

3- QUAIS SERÃO OS INVESTIMENTOS PARA ABERTURA DE UM NEGÓCIO?

Pense bem: ninguém que inicia uma empresa espera perder dinheiro, não é verdade? Mas para isso não acontecer é importante ter uma reserva mínima para dar inicio ao negócio. Esse valor, que é chamado de capital inicial, é necessário pois muita coisa pode acontecer de forma diferente do esperado.

Essa reserva será uma maneira de se precaver contra imprevistos que costumam acontecer no início de um negócio. Sendo assim, é muito importante fazer os cálculos de qual é o valor de investimento inicial e qual é o valor de reserva.

No início de um negócio é bastante comum gastos com reformas, compra de itens para estoque, máquinas contratações, propagandas, entre outros. faça um bom planejamento financeiro e essa estimativa certamente lhe será útil no futuro.

4- SAIBA QUE SUA ROTINA VAI MUDAR

Ao contrário do que muita gente pensa, o empreendedor não tem vida fácil. Achar que vai trabalhar menos e que não terá patrão é um engano muito recorrente entre os inciantes. Isso porque a rotina da gestão de um negócio envolve muitas atividades e interesses que devem ser lidados diariamente.

Certamente os seus clientes lhe cobrarão como um patrão pois nem sempre vão sequer perdoar uma única falha. Se prepare: você vai trabalhar muito, mas se fizer tudo de maneira planejada logo será recompensado pelos resultados.

empreender

5- SE PREOCUPE COM A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO DESDE O INÍCIO.

Administrar um negócio sozinho não é tarefa fácil pois exige que o empreendedor tenha atitudes e conhecimentos variados, como por exemplo em finanças, vendas, marketing, processos, atendimento ao cliente, negociação, entre tantos outros. Identifique as áreas em que você tem mais dificuldade e procure por capacitação.

6- REÚNA INFORMAÇÕES SOBRE O NEGÓCIO.

Nenhum negócio vive bem de improvisos. Por isso, antes mesmo de abrir um negócio é essencial levantar muita informação para avaliar a viabilidade da empresa e para reduzir os riscos. Não abra um negócio sem antes pesquisar, pelo menos, informações sobre seu futuro mercado consumidor, fornecedor e concorrentes.

7- É IMPRESCINDÍVEL TER UMA PLANO DE AÇÃO

Ter ideias boas não é suficiente para ter um negócio de sucesso. Para transformar objetivos em realidade, o empreendedor precisa ter um planejamento e definir as metas da empresa. O dia a dia, porém, sempre acabará por tomar conta da sua agenda e se você não tiver algum tipo de plano certamente deixará as ações importantes de lado para dar vazão às emergenciais.

A definição de um plano de ação com metas e objetivos lhe ajudará a identificar os recursos, tempo e dinheiro que serão necessários para ter sucesso e, principalmente, será um guia importante para não deixar as distrações tomarem conta da sua empresa.

empreender

8- ESCOLHA O TIPO DE EMPRESA MAIS ADEQUADO PARA SEU NEGÓCIO

De fato, ter um negócio não é fácil e tão pouco barato. No entanto, hoje em dia o tipo de empresa mais barato é o MEI. Ele pode faturar até 81 mil reais por ano e ter até um funcionário. Não é permitido ter sócios. nem todo negócio pode ser considerado MEI pois há listagem de atividades permitidas.

9- NÃO ESPERE POR CLIENTES

Nem sempre um bom produto ou serviço é suficiente para atrair a atenção dos clientes. Você pode ser muito bom no que faz, mas se não souber comunicar e conquistar compradores, de nada valerá sua qualidade. Antes de iniciar um negócio é importante estudar como a empresa promoverá seus produtos/serviços e de que maneira se relacionará com os futuros consumidores.

Para isto, estude o perfil do público, suas características e como compram hoje. Entenda, também, o que os concorrentes estão fazendo e se já oportunidades para se destacar.

10- SEJA DIFERENTE

O mercado é bastante dinâmico e concorrido. Os consumidores possuem inúmeras alternativas para escolher e você não quer ser apenas mais uma, não é verdade? Reflita sobre: quais serão os seus diferenciais competitivos? Ou seja, o que te fará diferente dos demais?

Não basta achar que sua empresa é melhor, é necessário divulgá-la e convencer os clientes disso. Se eles não enxergarem valor no seus produtos e serviços, dificilmente, seu negócio terá sucesso.

Sebrae-SP

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Empreendedores e Empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

O AMBIENTE PODE SER RESPONSÁVEL POR DOENÇAS MENTAIS?

Follow me É difícil sair do cinema sentindo-se exatamente da mesma forma que entrou após a…