AdBlock Detected

Parece que você está usando um bloqueador de anúncios!

Por favor. Contribua com nosso trabalho desativando o bloqueio de anúncios. Obrigado!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas de Desenvolvimento Pessoal, Relacionamento Afetivo e Frases Motivacionais

O Que é Amor Incondicional, Próprio e Verdadeiro?

O Que é Amor Incondicional, Próprio e Verdadeiro?




Neste breve texto você vai aprender com a filósofa Lucia Helena Galvão o que é o amor. Além disto você vai aprender o conceito de amor por o escritor Mario Quintana.

E ainda uma breve contextualização do que é amor por mim mesmo, dono deste blog e por fim Roberto Shiniashiki ensinando a ter amor incondicional num relacionamento afetivo.

Boa leitura.

O Que é Amor Incondicional, Próprio e Verdadeiro?

Temos um nível mais elevado de consciência, mas toda a personalidade se cala pra gente escutar a voz profunda dentro de nós, já que nada dentro de nós é calado.

E assim passamos a vida inteira na superficialidade, a voz do falador silencioso fala com a gente, por que nada dentro de nós cala a boca.

A vida nos ensinou a controlar o corpo físico, o resto nada mais, já parou pra pensar o que nos dá este controle do corpo físico?

Se eu quero ir pra cozinha, minhas pernas me levam, mas se eu não tivesse controle sobre minhas pernas?

Amor: Saber Amar é Ser Cada vez Mais Ser Humano
amor

Quando você diz: Pensa nisto por que você tem que estudar, você consegue?

Fixe neste pensamento que ele é bom e nobre, você consegue? Vocês imaginaram um razoável controle sobre tua mente? E além deste potencial ouviria a voz do silêncio e a voz interior.

Então, as várias personalidades falam conosco com o tempo inteiro com suas instabilidades. Você percebe que o auto controle te dá uma vida interior?




Diálogo Interno

Quem tem diálogo interior, tem identidade, vida interior, pois, quem é superficial em relação a si mesmo será profundo com relação a alguém?

Amar é a busca para aquilo que te falta para ser completo como ser humano, então, amar é cada vez mais ser humano.  Platão tem uma frase que diz:

“A melhor coisa que você pode fazer pelas pessoas que ama é crescer como ser humano por que só assim você pode garantir alguma coisa a elas”. 

Crescer é vertical, exige esforço, algumas coisas tem que ser deixadas para trás. É uma guerra deixar coisas para trás para realmente amar.

O amor é o resultado de algumas derrotas de debilidades e defeitos e a conquista de territórios novos e de capacidade de fraternidade, compreensão e profundidade.

O amor vai lapidar você e te deixa mais leve, ou seja, o amor vai exigir que você seja mais suave com a vida.

Imagine como se estivesse subindo uma montanha com uma mochila bem pesada nas costas e de repente você vai deixando no caminho o travesseiro, a roupa, mas você tem resistência dizendo:

“Não! está bom assim! não quero!”

Depois que você subir a montanha e ver o ar maravilhoso lá de cima você vai tomando gosto pela subida, pois, o amor é mais elevado, tem que ser mais puro, algumas coisas tem que ficar pra trás.

Amor: Saber Amar é Ser Cada vez Mais Ser Humano
amor

O Amor Exige

O amor é exigente e pra voar com ele o mesmo te desnuda. A rota é dele! Ou você vai ou você fica!  Ele faz com que vente tudo aquilo que é artificial que está aderido a você.

E aquilo que não é você vai ao chão, pois, ele não quer suas fantasias e máscaras. Aliás, as vezes é muito duro constatar o que realmente você é.

A palavra inteligência, ou seja, escolher dentre aquilo que você não é e achar-se dentro das nossas máscaras. O amor exige que você queira ver quem você é.

Uma relação horizontal de tudo que você faz esta esperando uma contrapartida. Platão, já dizia que isto é um nível medíocre de ligação, não é verdadeiro amor, o real é vertical, não espere nada!

Em geral as nossas relações são horizontais, pois, quando um namoradinho beija o outro e o mesmo cobra dizendo:

“Olha que eu fiz por você!”

E quando ela mesma fala está confessando: “Você está me devendo!”, enfim, o verdadeiro amor se realiza pelo ser bem amado e não espera contrapartida.

Por que vocês acham que casamento é uma cerimônia religiosa? Por que o homem se une a uma coisa maior, elevado, sagrado, entretanto, em torno do profano ele se divide.

Amor tem Raiz

A árvore se eleva nos seus galhos, mas suas raízes estão fincadas no chão. Enfim, é uma guerra interna que o amor gera, pois, puxando pra cima, mas as raízes no chão.

Ele não vai aceitar em sua viagem posturas egoístas e dispostos a questioná-los pensando apenas na realização própria, não pensando no outro ou em algo maior para a humanidade.

Ele não vai aceitar este tipo de raiz e vai questionar as tuas bases, pois, ele é muito exigente aos passageiros que alçam seus vôos.

Então, ele exige que o homem reconstrua sua base com alicerce mais sólido que questiona as tuas raízes e os princípios que norteiam a tua vida. O amor exige que reconstrua a si próprio, pois, vai ter que nascer de novo.

Ele exige unidade e ele quer juntar a ser divino pra fazer com que você descubra o sentimento de unidade para tirar todas suas cascas e o deixar puro e para se libertar das impurezas do ego, pois, vai tirar tudo que não é você.




O Amor é Síndrome de Gabriela?

Estar amando alguém exige flexibilidade e não se apegar aos hábitos, vícios, formas no espelho, estar disposto a reconstruir a si próprio. A nossa sociedade atual é viciada na síndrome de Gabriela:

1- Eu nasci assim

2- Eu cresci assim

3- Eu vou ser sempre assim

Não vai dar! O sentimento amoroso não vai carregar gabriela, cravo e canela. Ele exige que você retire a identificação com as cascas que está no espelho a qual você almeja e vê lá no horizonte.

O amor mostra que você tem que estar disposto a se reconstruir. Não se considere como um produto acabado e esteja a trabalho para construir a si próprio, pois, a grande obra do homem é a construção do próprio homem.

Nós não percebemos que a maior espécie em extinção é o ser humano. Esta extinção que está provocando as outras extinções, o ser humano na pura condição humana, com valores, virtudes e sabedoria.

Amar é Crescer

Vocês acham que se encontra fácil por aí e que se tivesse teria um animal em extinção? A causa está aí.

E num determinado momento o amor quer te levar a um endereço certo pra perceber tua essência e unidade. Você acha que terá espaço com egoísmo, violência, ignorância e separatividade?

Nos dias atuais amar é encarado como um entretenimento e não como um aperfeiçoamento. Quem prefere o crescimento do que a comodidade?

Então, te prepare! Você vai ter meio amor, meia vida e vai ser meio humano, portanto, ao invés de levantar voo com ele, prefere ficar na terra e pegar os restos.

Pois ele só precisa do bem do ser amado e da certeza que está amando. Não precisa de contrapartida e caso precise, ele é um investimento que está impregnado com egoísmo.

Mas ele se realiza em si mesmo, em amar, jorrar, oferecer, se aceitam e se bebem.

Enfim, a maior obra do homem é a construção de si próprio, buscar a unidade e o coração em todas as pessoas e as coisas, todo tempo sacralizado e assim caminho para a minha casa grato e com o sono dos justos, pois, amei.

(Prof Lúcia Helena Galvão)




O Que é Amor Próprio?

O amor, para Mario Quintana, é gostar de si mesmo e aprender a confiar em você.

Entretanto, para ele quando depositamos muita confiabilidade ou expectativas em uma pessoa o risco de se decepcionar é grande.

As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas e muito menos nós a delas.

Amor: O Que é Este Sentimento por Gostar de Si Mesmo?
amor

Amar é Não Precisar de Alguém

Para o autor temos que nos bastar, sempre! Você é o universo e puro amor! É a imagem e semelhança de Deus.

Por isto que quando procuramos estar com alguém temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos ou queremos se sentir bem, mas nunca por precisar.

As pessoas não se precisam, elas se completam.

Amor é se Inteiro

Para Mario Quintana amor é gostar de si mesmo, mas por se completarem! Não por serem metades mas por serem inteiras e dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e a própria vida.

Desta forma você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa você precisa em primeiro lugar não precisar dela.

O Que é Este Sentimento por Gostar de Si Mesmo?
amar

Amor: Goste de Pessoas que Olham pra Você

Percebe, também, que aquela pessoa que você ama (ou acha que é amor) e que não quer nada contigo, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.

Portanto, você tente aprender a se valorizar e a cuidar de você,  principalmente: A gostar de quem olha pra você com carinho.

Enfim, para Mario Quintana, o segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.

Ou seja: Você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você.




O Que é Amor Incondicional?

Desde quando nascemos, existem poucas experiências nas quais fomos amados total e incondicionalmente, sem ter que dar nada em troca.  

Neste tempo, a maioria das pessoas que entram e saem de nossas vidas colocam minúsculas etiquetas de preço no seu amor.

As vezes as etiquetas são tão pequenas que não percebemos que são cheias de condições, até que chega o momento de pagar.

Algumas delas são presas pelas pessoas e pelo ambiente em que nascemos. Tornam-se o preço que cobramos e o preço que pagamos em nossos relacionamentos.

Nossos pais, médicos e enfermeiras ficavam preocupados conosco. Mas por que será que as pessoas que realmente nos amam se preocupam conosco?

Queriam que dessemos sinais de que estávamos vivos, como chorar ou gritar, perceba que quando você chora por alguém, a pessoa realmente acredita que você ama.

Quando eramos bebê, as pessoas que estavam em nossa volta reagiam de forma agressiva se não mostrássemos que estávamos vivos?

O que eles faziam se todos nós não se comportasse como os adultos queriam? Não batiam no nosso traseiro? E como consequência, o que s registrava na nossa mente subconsciente?

“Ei! calma aí! O amor machuca!”

Enfim, quantas vezes na vida tropeçamos, caímos ou fomos empurrados para chegarmos a conclusão de que o amor machuca? Se o amor não é dor, então, o que é o amor?

O amor na verdade é apoio e doação, não agressão e exigência. É protetor e não esmagador. Para a maioria de nós a entrada na vida foi um procedimento médico.

Como resolvido deste processo, concluímos inconscientemente que o amor é doloroso, confuso, invasivo, agressivo e até violento, mas não é!

Vejam as condições:

1- Se um homem tiver dinheiro, alguém vai amá-lo.

2- Se uma mulher tiver bunda e silicone alguém vai amá-la.

3- Se alguém tiver um corpo bonito, alguém vai amá-lo.

4- Se conseguir projeção no nome e status, alguém vai amá-lo.

Mas o amor não tem nada a ver com isto, ele é apenas DOAÇÃO sem nunca e jamais precisarmos de algo em troca, como aprendemos na infância de forma violenta.

(Walmei Junior)

Com Amor Verdadeiro Você Solta o Outro

Todos nós passamos por períodos em que queremos ficar isolados para refletir sobre a própria vida.

As vezes estamos, totalmente, mergulhados em um projeto ou por que estamos administramos um problema que nos exige toda a atenção.

Para uma pessoa ainda insegura no amor, situações como essas, em que o outro se recolhe, podem provocar uma angústia terrível.

Ela começa a fantasiar com o silêncio do outro e o que é apenas um “fechamento para um balanço existencial”, torna-se motivo para diálogos internos do tipo:

Ele não me ama mais, Não posso mais fazê-lo feliz, Nosso relacionamento está em crise”, Ele está me ignorando“, “Ele quer acabar com a minha felicidade”, e por aí afora.

 

O Amor Não se Vê com os Olhos

Calma! Com esse monte de hipóteses pessimistas você vai acabar massacrando o companheiro com cobranças inadequadas e preconceituosas.

Exigir alegria do outro num momento em que ele está passando por montanhas de problemas é uma ótima forma de fazê-lo se sentir miserável.

“O amor não se vê com os olhos mas com o coração”William Shakespeare

Dê-lhe o tempo necessário, até para que ele possa sentir a paz do seu amor. Do contrário, você corre o risco de decepcioná-lo ou magoá-lo.

Caso ele esteja refletindo, entre outras coisas, sobre como tem sido bom amar você, apesar de duas pessoas, se amarem muito, frequentemente vão estar em diferentes momentos de sua vida pessoal.

Lembre-se: Se não é pelo fato de estarem casados que as suas individualidades se dissolveram no ar. É muito gostoso poder mergulhar em um projeto pessoal e sentir-se compreendido e apoiado pelo companheiro.

Aproveite a sua felicidade ao máximo. Acredite! Ela será um estimulante para ele seja qual for o problema que esteja enfrentando e que, no momento, não pode dividir com ninguém.

“Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. Vinicius de Moraes

Duas pessoas que se amam são capazes de, mesmo estando em momentos totalmente diferentes, crescer no seu amor um pelo outro.

Se a mãe do seu parceiro, por exemplo, estiver com uma doença grave você pode comemorar o aniversário do seu pai sem exigir que ele vá à festa.

Sua parceira, por outro lado, pode estar vivendo à angustia de um desemprego e você comemorar com amigos a sua promoção.

Se for possível que os dois integrem seus momentos tão diferentes, ótimo! Se não for possível a compreensão é o melhor caminho.

“O amor é a força mais sutil do mundo.” Mahatma Gandhi

Cada um pode experimentar o seu momento, deixando espaço para o respeito mútuo e para que o amor cresça ainda mais.

(Roberto Shinyashiki)




Picture of Walmei Junior

Walmei Junior

Sou Administrador de Empresa, Pós Graduado em recursos Humanos (MBA). Além de ser Coach, Palestrante, Practitinoer em Programação Neurolinguística, Hipnólogo e apaixonado pela mente humana e auto conhecimento.

Comente o que achou:

---------------Veja mais---------------

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE NAS FIGURAS ABAIXO PRA COMPRAR.