Home Consciência A evolução humana segundo tradição ZEN

A evolução humana segundo tradição ZEN

7 min ler

O processo de evolução humana existe etapas, como se fosse uma escola. Vejamos estas etapas segundo esta tradição:

1- A fase de estar procurando o TOURO. O homem já sabe que tem um touro dentro de si, mas ele não sabe onde procurar. Na tradição grega existia o minotauro que era meio homem e meio touro. No minotauro domina a parte animal, que tem por característica ser instintivo, egoísta, vulgar, procura sobreviver e perpetuar a espécie e que nos causa mais problemas, pois se situa na mente e nas emoções. A humanidade em geral é o touro! O por do sol, o mar, não é prioridade para o EU animal. Quando dizemos que a pessoa é um SER HUMANO, ela dominou a parte animal. Quem vai arrastar quem? Quem estiver mais forte! quem está mais forte? Quem você alimenta mais! Enfim, o homem já sabe que tem um touro, ele sabe que esse eu animal não é ele e que tem que dominá-lo.

2- A fase de estar descobrindo o Touro. É a fase que procuramos pelo rastro, pelas pegadas, a marca que deixamos no mundo, é o que vai determinar se deixamos algo para a humanidade ou não. Se ele quer achar e se encontrar os rastros que deixou no mundo.

3- A fase de VER o Touro. É o momento que o homem enxerga o touro, é um momento dramático da experiência humana. É a constatação do seu zoológico particular, mas a evolução passa por aqui. É a famosa frase: Conhece-te a ti mesmo. Aqui toda vida trama pela constatação própria. É o momento que o homem não quer ver, mas ele admite seu TOURO. É dolorido, mas aceita.

4- A fase de estar SEGURANDO o Touro. É a fase que ele não vai desistir, vai procurar eternamente pois uma hora o touro vai ceder. É a fase que ele amarra o touro, ou seja, tira a base do touro para derrubá-lo. Mas o que é esta base? São os valores pelos quais ele se sustenta que é o egoísmo, instinto, se eu não fizer isto o outro vai me passar para trás. Hércules travou uma batalha com o touro tampando suas narinas, pra ficar sem ar, o ar simbolicamente representa o emocional, então Hércules tirar as explosões de depressão, egoísmo, dominar o emocional para dominar o EU ANIMAL.

5- A fase de estar DOMINANDO o Touro. Exige uma atenção total, estar com a corda puxando o tempo todo pois se bobear o touro o devora. É uma vitória vigiada, de controle constante. Não bobeie.

6- A fase de estar GUIANDO o TOURO. Ele agora está tranquilo! o que ele quer o touro faz, vai se harmonizando com as leis do universo. Aqui é o homem sábio.

7- A fase de estar TRANSCENDENDO o TOURO. Uma fase difícil do homem chegar, um nível muito alto de sabedoria. O homem encontrou com tua essência espiritual.

8- A fase de estrar TRANSCENDENDO o EU e o TOURO. É a fase de descobrir que é uma essência espiritual, a fase de descobrir que é a gota d’água. É o caminho final! é o ego sendo superado! O homem transcende a separação.

9- A fase de estar VOLTANDO a ORIGEM.  Ele viu a essência de tudo que está no mundo, mas o homem tem que voltar e buscar os outros que estão na sombra.

10- A fase de estar novamente no MUNDO. Trazer a sabedoria aos homens, é assim que o sábio se realiza, conquistou a flor da sabedoria. Agora pode apontar o caminho para os homens.

Enfim, para a tradição ZEN é assim as fases de evolução do homem.

(Prof e filósofa Lucia Helena Galvão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Walmei
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

Verifique também

QUE CEGUEIRA! OS SERES HUMANOS NÃO VIVEM O PRESENTE

Follow me Você acha que vive o presente? Claro que não! sei muito bem por mim mesmo! Sei o…